Notícias

Projeto inclui festa a São Luis Orione no Calendário Cívico de MS

Da assessoria

O deputado Dr. Paulo Siufi (PMDB) apresentou projeto de lei, durante a sessão plenária do último dia 23, que inclui no Calendário Cívico e Cultural de Mato Grosso do Sul a Festa Comemorativa a São Luis Orione, realizada nos municípios de Campo Grande e Dourados. Segundo o parlamentar, a celebração será todo dia 16 de maio. 

"Esse projeto é importante, pois São Luiz Orione representa um dos pilares da evangelização por meio da caridade e empatia com os mais necessitados", afirmou Dr. Paulo Siufi na justificativa da proposta. Nascido em Pontecurone, Itália, em 14 de setembro de 1885, São Luiz entrou para a Ordem Fransiscana e tornou-se sacerdote em 1895. Em 1899, fundou a Pequena Obra da Divina Providência, que reúne religiosos empenhados na caridade e em pegar o Evangelho. "Os pequenos cotolengos são uma casa que promove e apoia os deficientes físicos e mentais. A Ordem teve aprovação diocesana em 1903", afirmou o deputado. 

Em 1830, o padre José Benedito Cotolengo fundo em Turin a instituição La Piccola Casa, a "Pequena Casa", voltada para os cuidados médicos a pessoas de baixa renda. A obra multiplicou-se pelas mãos de São Luis Orione, fundador da Pequena Obra da Divina Providência, que foi levada para diversos países, entre eles o Brasil. Em Campo Grande, os festejos são organizados pela Paróquia Senhor do Bonfim, localizada no Parque dos Novos Estados. Em Dourados, as celebrações alusivas ao santo fundador da obra da Paróquia Nossa Senhora do Carmo são realizadas na Vila São Brás. 

O projeto de lei segue para apreciação da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), antes da votação em plenário. 

 
 
VOLTAR
Cotolengo © 2016